Ninguém trabalha sozinho nem sempre no mesmo sítio
E ainda que eu esteja altamente concentrada nos objectivos de cada cliente, preciso de outros olhos, outras vozes e outras criatividades.
Preciso de discutir.
Por isso não vivo sem os meus parceiros.
Designers
A paginação não é só despejar texto e formatá-lo.
Paginar é fazer design com a função de reforçar a leitura. Por isso, antes de tudo, um designer tem de saber ler. Depois tem de ter bom gosto e gostar de investigar. Tem de saber o que é tipografia, que hierarquia dar a cada elemento numa página e que recursos não pode usar em determinadas mensagens. Ah! E também tem de saber o que é subtexto. Poucos designers sabem executar isto (e não só) tão bem como os que me fazem companhia. São eles que dão beleza e eficácia aos conteúdos que imagino ou escrevo (a alguns, pelo menos).
Digital experts
O software é inútil nas mãos de pessoas que não sabem o que fazem. Quando eu ainda estava na Y&R – e em Portugal apenas se começava a falar na hipótese de trabalharmos com computadores — os directores criativos que nos davam formação diziam: “Computers? Garbage in, garbage out”. Ou seja: se quem lhes mexe não é bom, o trabalho não vai prestar.
E vou continuar a precisar deles mesmo quando for uma NoCoder Developer como deve ser.
Jornalistas
Ah os jornalistas! Como é que eu poderia viver sem eles? Mas nunca preciso de um jornalista qualquer. Só posso escolher aqueles que percebem a importância de se falar no que as empresas fazem, porque a concorrência é brava e a publicidade sai (cada vez mais) cara. E tenho sorte. Sempre que estou assoberbada ou há um tema em que o movimento me é difícil, pego no telefone e logo à primeira… quer dizer, às vezes é à segunda… consigo a companhia certa para mim e para o trabalho que estou a fazer.
Nunca tivemos questões éticas mas mesmo assim não falo em nomes nem dou exemplos. (Sem hard feelings, ok?)
Fotógrafos
Nunca me digam que tirar fotografias é só carregar no botão… que só é preciso uma máquina “destas novas, modernas que fazem tudo”…
É que o trabalho destes profissionais é tão importante que eu nem sequer tenho resposta… Quero ver uma pessoa qualquer (não desfazendo) regular a luz como deve ser, ou conseguir carregar no tal botão sem tremer enquanto está todo torcido atrás de uma árvore só para evitar uma sombra que não pode ter influência, a sério que quero!